novembro 02, 2010

BELTANE 2010

Confesso que perdi o dia certo de vir fazer a postagem de Beltane. Está tudo uma correria louca na minha vida. Por isso, estou muito mal com os dias dos sabás. Mas prometo melhorar. Quero sempre postar aqui um rito sobre os dias festivos e em outros momentos, algumas leituras que faço, ou qualquer outro assunto relacionado. O rito que vou postar hoje foi realiado em nosso coven em Beltane de 2009. Como eu decidi agora que vou terminar meu feriado cristão de finados (já que fui ao cemitério celebrar a morte, vi que nunca é tarde para celebrar a vida). De qualquer forma, está fora do esquadro já a celebração. Mas eu vou fazer um rito para a memória mesmo, para exercer minha bruxandade e também para fazer o rito que eu postei para o esbá de outubro. Vou fazer tudo essa noite e me divertir um pouco com o nosso real mundo mágico. Bom, vai aqui o rito. Ele está bem simples mesmo, porque eu vou usar o rito de Esbá de Outubro junto. Foi feito a partir de orações que encontramos na internet e também do livro que chama Wicca: crenças e práticas, escrito por Gary Cantrell e publicado adivinha por qual editora? heheheh. Madras. Livro bem completinho e leitura agradável. Depois eu o leio inteiro, assim como pretendo com todos que tenho. Bem, vamos ao Rito tardio? heheheh


RITO DE BELTANE


INVOCAÇÃO:

SUMO SACERDOTE
Espíritos do Norte, do Leste, do Sul e do Oeste. Nós vos invocamos para que ancores e fortaleças nossas mentes e corações. Dá-nos Vossa força e Vossa proteção, Espíritos. Nós Vos recebemos em nosso círculo, entrai e ficai conosco. Bênçãos.

SUMA SACERDOTISA
Ó crescente dos céus estrelados
Ó florida das planícies férteis,
Ó fluente dos sussurros do oceano,
Ó abençoada da chuva suave,
Ouça meu canto dentre as pedras erguidas,
Abra-me para sua luz mística,
Desperte-me para suas tonalidades prateadas,
Esteja comigo em meu rito sagrado

Graciosa Deusa
Rainha dos Deuses,
Lanterna da noite,
Criadora de tudo o que é silvestre e livre
Mãe dos homens e mulheres,
Amante do Deus Cornudo e protetora de todos os wiccanos:
- Compareça, eu peço,
Com seu raio lunar de poder,
Dentro deste círculo!

SUMO SACERDOTE
Em nome Daquela que existe nas ondas do mar,
nas profundezas das grutas escondidas,
no farfalhar das verdes folhas
e na ardente chama das paixões.
Eu te invoco, minha Senhora, para me proteger e guiar.

Tu que és DONZELA,
livre e virgem por não pertencer a ninguém.
Tu que és MÃE,
amada e procurada por todos.
Tu que és ANCIÃ,
que vais velar por todos nós.

Ártemis, Selene, Hécate, Ana, Diana, Nana,
Anahita, Inanna, Astarte, Ísis, Chang-O, Brighid,
Deméter, Ix Chel, Freyja, Rhiannon, Arianrhod,
Yemanjá Odo Iyá. Kerridwen, Kali

Mãe Antiga, Deusa dos Mil Nomes,
ilumina a nossa vida
com cada raio de luar,
e com o longínquo brilho estelar,
Guia-nos com amor maternal
nesta nova jornada
de volta para ti,
oh Grande Mãe.

SUMA SACERDOTISA

A CARGA DA DEUSA
"Ouçam as palavras da Grande Deusa, que em outras eras era chamada de Ártemis, Diana, Astarte, Ishtar, Afrodite, Cerridwem, Morrigan, Freya entre muitos outros nomes.
Sempre que necessitarem da Minha ajuda, reúnam-se em um local secreto, pelo menos uma vez por mês, especialmente na Lua Cheia. Saibam que Minhas leis e amor os tornarão livres, pois nenhum homem pode proibir seu culto a Mim em suas mentes e em seus corações. Prestem atenção a como vocês chegarão à Minha presença, e Eu lhes esnsinarei profundos mistérios, antigos e poderoso. Não exijo sacrifícios, nem dor em seu corpo, pois Sou a Mãe de todas as coisas, a Criadora que os criou a partir de Meu amor, e Aquela que dura através dos tempos.

Sou Aquela que é a beleza da Terra, o verde das coisas vivas. Sou a Lua Branca cuja luz é plena entre as estrelas, e suave sobre a Terra. Que Meu alegre culto esteja em seus corações, pois todos os atos de amor e prazer são Meus rituais. Vocês Me vêem no amor de homem e mulher, pais e filhos, entre humanos e todas as Minhas criaturas. Quando vocês criam com suas próprias mãos, lá estarei Eu. Eu sopro o sopro da vida nas sementes que plantam, seja uma planta ou criança. Estarei sempre a seu lado, sussurando palavras ternas de sabedoria e orientação.

Todos os que buscamos Mistérios devem vir a Mim, pois Eu sou a Verdadeira Fonte, a Guardiã do Caldeirão. Todos os que buscam Me conhecer sabem disso. Toda a sua busca e seus anseios são inúteis a não ser que conheçam o Mistério: pois se o que buscam não conseguem achar em seu interior, não o conseguirão no exterior. Portanto, atentos, estou com vocês desde o princípio, e os recolherei ao Meu seio ao fim de sua existência terrena."

SUMO SACERDOTE
“Nós Te invocamos e Te chamamos, oh grande Deus Cornífero dos pagãos, Senhor das matas verdes e Pai de todas as coisas selvagens e livres. Pela chama da vela e pela fumaça do incenso nós Te invocamos para abençoar este ritual. Oh! Grande Deus Cornífero da Morte e de tudo o que vem depois, que é conhecido como Cernunnos, Attis, Pã, Daghda, Fauno, Frey, Odin, Lupercus e por muitos outros nomes, neste círculo consagrado é a luz de velas Te honramos, Te amamos. Oh Grande Deus Cornífero da paz e do amor, abro meu coração e minha alma para ti. Assim seja."

SUMA SACERDOTISA
Ele segura uma tocha torcida na sua mão,
As florestas são seus reinos
"Grande Deus Cernunnos,
venha ao meu chamado e Te mostres aos homens,
pastor dos bodes, acima das colinas selvagens
guie Teu rebanho perdido das trevas para o dia".
"Esquecidos estão os caminhos do sono e noite,
os homens procuram por eles, cujos olhos perderam a luz,
abra a porta, a porta que não tem chave
a porta dos sonhos, onde os homens vêm a Ti".
Pastor dos bodes, responda-me!
As terras do verão é onde devemos encontrar-te.
Para invocar-te... Oh Deus Cornífero.

GRANDE RITO

O Sumo Sacerdote fica ajoelhado e segura o Cálice para cima. A Suma Sacerdotiza o enche com vinho.

SUMA SACERDOTISA
Eu despejo o vinho que trás consigo o início e o fim, o prazer e sofrimento, a alegria e a tristeza.

SUMO SACERDOTE
Pois eu sou o Pai, o Amante e Irmão de tudo. Aquele que traz a Vida e o que dá a Morte. Deixe meu espírito respirar sobre você e despertar os fogos da inspiração dentro de sua alma.

O Sumo Sacerdote se levanta. A Suma Sacerdotisa pega o Athame e se coloca ao lado do Sumo Sacerdote. Ela levanta o Athame para a Lua e o coloca dentro do Cálice.

SUMA SACERDOTISA
Pois, como este Athame representa o masculino, e o Deus...

SUMO SACERDOTE
e este Cálice representa o feminino e a Deusa...

AMBOS
Eles estão juntos para se tornar Um, na Verdade, no Poder e na Sabedoria.

Seguindo o círculo, a começar pela Suma Sacerdotisa e depois pelo Sumo Sacerdote, cada um deve tomar um pouco do Vinho e diz: “Perfeito amor e perfeita confiança.” Ao final, a Suma Sacerdotisa faz a libação e repete o verso, seguido da voz de todos.


Faz-se algum rito de pedidos e bênçãos. Come-se. Bebe-se. Festa-se. Fecha-se o círculo.


Nenhum comentário:

Postar um comentário